PROJETO

JOVENS EM AÇÃO

 

O CPMD em parceria entre iniciativa privada, órgãos governamentais das esferas federal, estadual, e municipal, organizações não governamentais, e comunidade, sob a égide: “Humano, Comunitário, Sistêmico, e do MEIO AMBIENTE” lança o Projeto Jovens em Ação .

PROLEGÔMENOS 

As atividades exercidas pelo Policiamento Ambiental estão previstas no Caput do artigo 225, c/c art. 144, Inc. V, da Constituição Federal, e art. 265, Inc. IX, da Constituição do Estado do Ceará, competindo-lhe as ações de prevenção e repressão às infrações cometidas contra o meio ambiente em conjunto com os órgãos governamentais da União, dos Estados e dos Municípios, sendo que a legislação prevê, para os infratores, sanções administrativas, penais e civis. Porém, o interesse maior reside nas medidas preventivas, especialmente as de Educação Ambiental, e de outras afetas à Instituição e aos parceiros do Poder Público, com ajuda das Organizações Não Governamentais e, sobretudo da participação da Sociedade Civil e da iniciativa privada.

A escassez de recursos adequados e exclusivos do COMANDO DELTA não impede que, com poucos ou quase nada de recursos existentes, a vontade e o empenho do Comando Pré-Militar Delta, trabalhe para a conscientização da população em geral, em especial a infanto-juvenil, por meio do instrumento chamado educação, contando com apoio dos parceiros do Poder Público e dos amigos do verde da iniciativa privada, tudo em prol de uma causa maior – A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

Tanto com a capital como a região metropolitana  está sujeita a todo tipo de agressão ambiental, com reflexos na qualidade de vida das pessoas e de forma semelhante na fauna e flora local, que são dependentes entre si e exige uma interação coesa e homogênea. Afinal, devemos levar em consideração os prejuízos causados ao meio ambiente, às presentes e futuras gerações.

Imperioso se torna a ação conjunta para orientar e conscientizar a população sobre a preservação dos recursos naturais, suas conseqüências negativas contra o meio ambiente e da importância em melhorar o que temos.

Imbuídos deste objetivo e vislumbrando que as crianças, adultos de amanhã, estão mais propensas às mudanças comportamentais, torna-se natural um projeto-piloto voltado para a criação do Projeto "JOVENS EM AÇÃO", poderia ser mais uma iniciativa, entre outros, para formar o cidadão ecologicamente correto.

 

 

JUSTIFICATIVA

 

Com a evolução do ser humano através dos tempos, constata-se que a degradação do meio ambiente tende a crescer cada vez mais, em especial, a exploração irracional dos recursos naturais.

Apesar da legislação atual ser rigorosa, embora muito dispersa, para os que exploram indevidamente esses recursos, elas ocorrem, havendo assim a necessidade urgente de uma ação educacional junto à população, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas, sobretudo as ribeirinhas.

Com o ponta pé inicial deste projeto, queremos formar o maior numero de crianças e jovens da periferia de fortaleza e região metropolitana com orientação e formação básica de proteção à natureza, estimular mudança de pensamento e comportamento diante da exploração dos recursos naturais quer para o trabalho, quer para o lazer.

 

OBJETIVO GERAL

 

Com esteio na CF/88 c/c a Constituição do Estado do Ceará, art. 259, Parágrafo Único, Incs. XI, XII, XX, Intensificar as ações de educação ambiental, junto à população infanto-juvenil das comunidades da capital como da região metropolitana, envolvendo-as, através de formação própria na temática ambiental, com efetividade e melhores recursos, levando-lhes, de forma objetiva, esclarecimentos e conhecimento sobre os problemas ambientais, onde estaríamos também prevenindo a renovação dos delinqüentes urbanos e futuras ações delituosas, já que estamos educando hoje para não punir amanhã.

  

OBJETIVO ESPECÍFICO

 

Alcançar consciência de preservação ambiental em público na faixa etária dos 08 aos 21 anos, através de formação básica a ser ministrada por Policiais Militares da CPMA e de outras Organizações Policiais Militares da Pmce, técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE, e Bombeiros Militares do CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO CEARÁ, por fim, com a colaboração de voluntários da sociedade civil, estagiários de universidades, entre outros tantos não menos importantes, quando convidados a ministrarem palestras educativas, em conjunto com apoio da iniciativa privada e do Poder Público.

Objetivando, ao final do curso, que as crianças e adolescentes identifiquem alguns aspectos da fauna e flora local, as principais degradações locais e atuem como orientadores e multiplicadores da consciência ambiental em seu convívio .

Assim, envolvidos em atividades culturais e esportivas, de orientação e auxílio à preservação da natureza, e assim fazendo com que as crianças e os adolescentes sejam, num futuro próximo, adultos que contribuirão para um Meio Ambiente mais saudável às presentes e futuras gerações, cumprindo o disposto no artigo 225 da Constituição Federal.

 

DESENVOLVIMENTO 

O desenvolvimento do projeto será implementado pelos os educadores sociais do COMANDO DELTA e colaboradores que possuam a adequada experiência em atividade de educação ambiental e esportiva.

Poder-se-á obter apoio de outros técnicos da área ambiental para dinamizar os trabalhos e promover a interação entre os diversos segmentos da comunidade e assim atingir as expectativas da sociedade em geral.

 

 PROGRAMAÇÃO

 

Requisitos para participar do projeto Jovens em Ação

 

1. Para integrar ao Corpo do projeto Jovens em Ação, nas futuras turmas de formação, os futuros candidatos serão convocados mediante inscrição nas unidades de formação, atendendo e comprovando os seguintes requisitos:

a) Idade de 08 a 21 anos;

b)      Devidamente matriculado em escola pública da rede municipal ou estadual;

c)      Rendimento escolar;

d)     Disponibilidade de horário nos sábados ou domingos para as atividades (Manhã ou Tarde);

e)      Manifestação de interesse próprio e autorização por escrito dos responsáveis, o que será feito na Ficha de Inscrição. 

2. Para a inscrição da criança serão exigidas: 

a)      02 fotos 3X4 recentes;

b)      xerox certidão de nascimento;

c)      xerox comprovante de residência;

d)     xerox do Boletim escolar ou equivalente;

e)      preenchimento do formulário próprio de inscrição.

 

 CURRÍCULO 

O curso de formação do " Projeto Jovens em Ação ” de 6 anos.

As aulas serão aplicadas durante o final de semana (sábado ou domingo) das 08 às 11 pelo o horário da manhã e das 13 às 17 horas pelo o horário da tarde.

A carga horária e as disciplinas são as seguintes: 

 

 

MATÉRIA

OBJETIVO

 

Ordem Unida Básica

Desenvolver a disciplina em conjunto

 

Civismo

Despertar o amor à Pátria e às Instituições

 

Legislação Ambiental

Noções Básicas de Legislação e identificação de infrações

 

Flora

Identificação da vegetação do meio ambiente

 

Fauna

Identificação dos animais do meio ambiente

 

Pronto Socorrismo

Noções Básicas de Primeiros Socorros

 

Prevenção de Acidentes

Alertar para os risco de acidentes de um modo geral

 

Prática de esporte

Futebol; Vôlei; artes marciais; etc.

 

Degradação ambiental

Identificação dos tipos de destruição na natureza

 

Prevenção ao Uso de Drogas

Despertar e conscientizar a respeito das drogas como destrutivo para o ser humano

 

Visitação em geral

Envolver as crianças em atividades gerais nas trilhas ecológicas, parques e jardins botânicos, etc.

 

11 disciplinas

Cursos               profissionalizantes   

Para capacitar e profissionalizar os jovens para o mercado trabalho.

 

 

 

 

PROJETO

“MULTIPLIQUE JÁ”

 

 

• Realização e execução:

COMANDO PRÉ-MILITAR DELTA

 

O que é o projeto

Estratégia de intervenção para a educação preventiva e de promoção da saúde junto à população de adolescentes e jovens matriculados na rede pública e particular de ensino do Ceará.

 Objetivos gerais

• Reduzir a vulnerabilidade dos adolescentes e jovens em relação ao HIV/Aids e ao uso

abusivo de drogas por meio de cursos e oficinas;

• Produzir material informativo e preventivo para ser utilizado nas escolas e na comunidade.

Objetivos Específicos

• Informar sobre DST/Aids e Drogas;

• Estimular a discussão dos temas;

• Incentivar o desenvolvimento de uma postura crítica diante de situações que gerem

vulnerabilidade;

• Promover a adoção de práticas seguras em relação às DST/Aids;

• Multiplicar informações preventivas;

• Produzir e divulgar o material criado pelos adolescentes nas oficinas;

• Registrar e analisar a diversidade de cenários quanto à cultura de prevenção nas escolas.

Ações/Atividades

• Primeira Etapa – Sensibilização dos funcionários das escolas envolvidos direta e

indiretamente com o público-alvo do projeto; sensibilização dos adolescentes selecionados e de seus familiares;

• Aplicação de questionário estruturado na amostragem definida.

• Segunda Etapa – Treinamento para 30 adolescentes com informações sobre noções básicas

de saúde, uso indevido de drogas, DST/Aids.

• Terceira Etapa – Intervenção de campo. Adolescentes multiplicadores repassando

informações preventivas de drogas e DST/Aids para os integrantes de sua comunidade.

• Quarta Etapa – Produção e divulgação de materiais de prevenção às DST/Aids e drogas.

Atividade realizada pelos adolescentes e monitorada pela coordenação do projeto e por

profissionais de comunicação/artes plásticas.